Reeducação alimentar: o que é, os benefícios, por que e como fazer

reeducação alimentar

Um tema que está em alta, a reeducação alimentar geralmente não é feita focando apenas o emagrecimento, e sim a melhor maneira de manter-se saudável durante e depois.

Quando falamos em reeducação alimentar, a imagem que vem na cabeça de muita gente é a de cortar doces e besteiras e comer apenas saladas, frutas e legumes.

A reeducação significa muito mais do que isso, ela é um hábito adquirido e desenvolvido para a vida toda. É um processo a longo prazo, que não pode ser radical e sim gradual.

Lê-se muito que a culpa dos maus-hábitos alimentares são dos pais que geralmente não ensinaram os filhos desde pequenos a comer bem e com saúde.

Eu particularmente acredito que apenas parte dessa afirmativa seja verdade, a culpa não é única e somente dos pais. Hoje, temos a mídia incentivando o consumo desenfreado de refrigerantes e fast-foods como se isso fosse a coisa mais saudável do mundo.

Mas o que é a reeducação alimentar?

Como o nome já diz, é exatamente isso, uma reeducação, é um processo comprido onde, sim, alguns sacrifícios em prol da sua saúde serão feitos.

Ao optar pela reeducação alimentar, você não está apenas mudando a forma de alimentar-se, estará adotando um estilo de vida, para o qual é preciso um tanto de força de vontade.

Indo direto ao ponto, afinal, o que é a reeducação alimentar? Ela consiste em mudar alguns hábitos alimentares, fazer substituições inteligentes e alimentar-se de forma balanceada.

É aprender a medir o que e a quantidade que vai colocar no seu prato, o que comer nos intervalos, quando são os intervalos. E por esse motivo é necessário o acompanhamento de uma nutricionista, nutrologista ou endocrinologista.

Quais são seus benefícios?

Além do óbvio? rsrs brincadeirinha….
Brincadeiras à parte, os benefícios são muitos, e aqui vamos listá-los para melhor entendimento:

  • Emagrecimento saudável – Mas o que é o emagrecimento saudável de que tanto falam? Com a reeducação alimentar, você emagrece de forma gradual, perdendo gordura ao invés músculos.
  • Maior controle das sua refeições – O maior controle das suas refeições não vem apenas com força de vontade, vem de um conjunto de ações: disciplina, foco, comprometimento e conhecimento.
  • Nunca mais efeito sanfona – Quando você perde peso gradualmente, evita o tão temido efeito sanfona, perdendo peso de qualidade e não necessariamente em quantidade.
  • Saúde – Provavelmente você já ouviu a expressão “você é o que você come”. Realmente, alimentar-se com saúde é incluir no seu cardápio alimentos de qualidade.
  • Corpo esbelto – Afinal quem não quer ficar não apenas para o verão e sim para toda as estações do ano. A reeducação auxilia na obtenção de resultados estéticos.
  • Retarda o envelhecimento – Sim, isso ocorre, pois quanto mais vitaminas, minerais, proteínas boas para o nosso corpo, cada vez mais tarde envelheceremos.

Conheça dicas de alimentação através do “Livro Emagrecer De Vez”. Quer mais detalhes? Clique aqui!

Por que mudar meus hábitos alimentares?

Uma resposta muito simples e ao mesmo tempo complexa, pode ser comparado a por que emagrecer? Se você chegou até aqui no texto e ainda não está convencida, talvez agora mude de ideia.

P.S.: Meu intuito aqui não é fazer ninguém mudar de ideia, é apenas pregar por uma vida mais saudável e consequentemente no futuro pessoas mais saudáveis.

Ao mudar os hábitos alimentares – desde que para melhor – é ter consciência de que você quer viver melhor e com menos visitas aos médicos durante a velhice.

Que mulher nos tempos atuais, não quer manter a juventude a quase todo custo? E se esse custo fosse relativamente mais baixo do que um botox? Pois bem, alimentar-se bem tem seus benefícios e ser adepta da reeducação alimentar é somente o começo pala uma pele melhor, com maior produção de colágeno e etc.

Como mudar e montar meu cardápio?

Essa é uma pergunta que até eu entrar de cabeça nessa vida fit, tinha muita insegurança e dúvidas. Pesquisei muito, fui a vários médicos e percebi que não iria cair nada do céu e uma dieta desenvolvida para as minhas necessidades, somente eu poderia montar.

Conheça também o Guia de Receitas que te ajudará a montar cardápios fáceis, saborosos e saudáveis. CLIQUE e CONFIRA!

Bom, para mudar, você apenas tem que querer, esse é o passo inicial, depois disso, você pode seguir os passos que falei ali em cima e até mesmo usá-los como inspiração.

Agora, voltando ao assunto, ao montar o seu cardápio, veja bem que aqui eu vou dar dicas e não um cardápio completo. Você precisa prestar a atenção em algumas coisas:

  1. Seu objetivo – Seja ele qual for, uma reeducação alimentar é necessária para atingi-lo;
  2. Ter certeza de quanto tempo disponível para dedicar única e exclusivamente para sua dieta;
  3. Você tem restrição a algum alimento;
  4. Não ter medo de investir uma quantia razoável de dinheiro em alimentação saudável;
  5. Disposição e determinação para permanecer no seu caminho, mesmo depois de atingir o seu objetivo.

Depois de tudo esclarecido e pensado, é hora de colocar em ação e tomar as atitudes para começar um novo hábito capaz de mudar a sua vida.

Comecemos então, com a inclusão gradual de itens na sua dieta, diminuir o intervalo de tempo entre as refeições e reduzir o consumo de refrigerantes (eles são inimigos da pele sem celulite).

  • Café da manhã: prefira frutas, cereais de origem integral e alguma proteína magra;
  • Colação (entre o café da manhã e o almoço): prefira um snack saudável, fruta ou iogurte com pouca gordura;
  • Almoço: procure ter sem presentes leguminosas, hortaliças, proteína e carboidrato resistente;
  • Lanche da tarde: aqui os snacks geralmente se fazem mais presentes, vale algumas unidades de cookie integral, uma porção de fruta ou uma unidade de polenginho (mas poxa, só uma? – Sim, apenas uma.);
  • Jantar: procure comer uma salada, e lembre-se nada de carboidratos depois das 18h;
  • Lanche da noite/ceia: uma porção de fruta ou um iogurte.

Lembrando que essa dica de cardápio é principalmente para uma rotina utópica e padrão, somente você será capaz de adaptá-la a sua rotina e preferências.

Para maiores informações sobre como seguir o emagrecimento saudável acompanhe as postagens do blog. Você também pode clicar aqui e conferir nossa matéria sobre receitas que emagrecem para potencializar sua reeducação.