Ganhar massa muscular: por que ajuda a emagrecer e como?

ganhar massa muscular

Você que acabou de decidir fazer exercícios para emagrecer ou então definir o corpo para o verão, já ouviu praticamente todo o mundo falar que tem que ganhar massa muscular e perder gordura, certo? O único problema é que ninguém explica o porquê de ganhar a bendita massa!

Nas próximas linhas você não só vai saber o porquê de ganhar, também vai ficar sabendo que ela ajuda a emagrecer, se vale a pena investir e o que fazer para ganhar músculos com qualidade! Então vem com a gente que mais uma vez você ficará antenado(a) no que temos pra passar hoje.

Os porquês…!?

  • Por que é necessário o aumento de massa magra?
    O aumento de massa magra é necessário para que ao invés de queimar os músculos ao fazer exercícios, você queime a gordura disponível no seu corpo.
  • Por que eu não consigo hipertrofiar?
    A hipertrofia é um processo longo e diário e aqui no blog sempre frisamos o seguinte: não existem resultados de qualidade a curto e médio prazo. Então prepare o body, a legging, o top e bora suar a camisa!
  • Por que mulheres demoram mais para crescer?
    A produção de músculos está diretamente ligada à produção de testosterona, não sei você, mas sempre que eu vejo uma mulher grande e cheia de músculos bem definidos, eu sempre observo que em geral ela tem traços mais masculinizados, isso acontece por que geralmente ela tomou algum suplemento rico em testosterona para hipertrofiar mais rápido, então se você quer ficar bela, saudável e com qualidade passe longe desse tipo de suplemento!
  • O ganho de massa ajuda a emagrecer?

    A resposta para essa pergunta não é sim, é claro!!!
    A partir do momento que deixa de queimar músculos e casa os exercícios com uma dieta balanceada, você vai enxergar os resultados com maior facilidade. E tem coisa melhor do que ver que todo aquele tempo levantando peso (ou puxando ferro, como costumo dizer) dentro de uma sala com gente suada e muito mais definida que você, está valendo a pena?

    Vale a pena investir?

    A resposta para essa pergunta é depende. Depende se você quer resultados mais rápidos, como falei acima, depende se você dispõe de muito, pouco ou nenhum tempo, depende se você quer gastar uma boa quantia de dinheiro com a hipertrofia.

    Somente depois da análise dos fatores acima, você poderá pesar o que é melhor pra você! No meu caso específico, vale a pena investir em Whey Protein, Colágeno, Beta-caroteno entre outros suplementos, mas essa dieta foi pensada pra mim e apenas um nutricionista pode dizer o que é melhor para o seu caso.

    O que fazer para ganhar massa muscular?

    Além do óbvio?!? rsrsrs… Vamos lá, agora chegou a hora de passar a fórmula quase mágica, então fica ligada pra não perder nenhuma dica preciosa!

    Meninas e meninos (caso tenha alguém perdido por aí – rsrsrs), para ganhar massa muscular, infelizmente não tem caminho saudável que seja curto. Abaixo listamos uma série de fatores que aliados a uma uma reeducação alimentar podem fazer a diferença.

  • Esforço progressivo – sim, você tem que aumentar a carga do aparelho, a máxima “no pain, no gain” ainda vale!
  • Excedente calórico – procure ingerir 250 calorias a mais do que você está acostumado (calorias boas, ok? Não vale ser uma pizza, né?!).
  • Ingestão de proteínas – a recomendação de proteínas é quase sempre a mesma, para crescer com saúde é preciso em média 2g de proteína por quilo de peso corporal. Então se você assim como eu, pesa 64kg vai ingerir +- 120g de proteína.
  • Ingestão de gorduras – é necessário energia e por mais que você tenha ela de sobra, o seu corpo não vai utilizá-las a menos que você o force com algum suplemento. Mas observe, tem que ser pouca, em torno de 20-30% do seu consumo calórico total.
  • Ingestão de carboidratos
  • Saiba que só você é responsável por ganhar massa muscular, então o que você está esperando? Entre na academia, contrate um personal trainer e vá a um nutricionista, apenas assim você terá resultados efetivos e duradouros.