Protocolo Tabata – Queime gordura em 4 minutos com estes simples movimentos

Protocolo Tabata

Vocês esta prestes a descobrir que movimentos básicos executados em apenas 4 minutos podem turbinar a queima de gordura corporal. Isto é um dos princípios do Protocolo Tabata.

Tabata? seria isso alguma arte marcial? Nada disso! Ele é um tipo de treino intervalado de alta intensidade desenvolvido pelo cientista japonês Dr. Izumi Tabata e uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Educação Física e Desportos em Tóquio.

Este treino é capaz de aumentar a capacidade aeróbia e anaeróbia em comparação aos treinamentos tradicionais. E sabe no que isso resulta?

Benefícios do Protocolo Tabata

Além de aumentar a capacidade aeróbia e anaeróbia os resultados não poderiam ser melhores. Veja:

  • Queima de gordura abdominal;
  • Emagrecimento 200% mais rápido em comparação com treinamento tradicionais;
  • Aumento da taxa metabólica de repouso (gasto energético sem prática de exercícios e queima de gordura de até 48 horas após o treino);
  • Obtenção de resultados em menor tempo.

Mas por que este tipo de treinamento é eficaz usando apenas 4 minutos?

O segredo esta na intensidade e descanso.

Nos experimentos do Dr. Izumi Tabata ele constatou que em dois grupos de atletas, que executavam exercícios de formas diferentes, um se sobressai em termos de capacidade aeróbia e anaerobia. E justamente aqueles que executavam com o treinamento intervalado com alta intensidade. Lembrando que este treinamento é baseado em exercícios curtos e intensos que forçam seus batimentos cardíacos para perto da frequência cardíaca máxima.

O dois grupos foram submetidos a praticar exercícios durante 6 semanas. Um grupo executou um treinamento tradicional moderado de uma hora por dia, em cinco dias da semana. O outro executou o treinamento intervalado com duração de 4 minutos por dia, em 4 dias na semana.

O surpreendente é constatar que o grupo que executou treinamento menor obteve um resultado tão superior em relação ao grupo que treinou da forma tradicional. Isso nos leva a crer que não é preciso se matar por horas em um exercício entediante para emagrecer e ganhar condicionamento. Poucos minutos bastam. Então vem a pergunta que não quer calar: Como se pratica este método?

Se exercitando com simples movimentos

Não existe complexidade no Protocolo Tabata. Exercícios conhecidos como corrida, natação, flexões de braço, agachamentos, polichinelos e pular corda podem ser usados. O que difere dos treinamentos tradicionais é o uso da intensidade e descanso em um intervalo curto de tempo.

Pegamos como exemplo treinar Polichinelos através do Protocolo Tabata.

Faça um aquecimento prévio de uns 4 minutos com intensidade moderada.
Em seguida comece a sessão de polichinelos com o máximo de intensidade que você conseguir durante 20 segundos. Lendo assim parece ser fácil, mas quando digo máximo de intensidade, digo a ponto de ficar ofegante e o coração disparar. Depois descanse por 10 segundos antes de retomar de novo a sessão de polichinelos.

Você deverá repetir esta sessão de polichinelos + descanso mais sete vezes (total 8 sessões). Não é tão fácil como aparenta ser. Em compensação é rápido e muito mais eficaz do que ficar uma hora em cima de uma esteira.

Conclusão

O grande benefício de praticar exercícios baseado no Protocolo Tabata é a conquista de resultados efetivos em menor tempo e com uma queima constante de gordura mesmo após o término do treinamento.

Caso você precise de um estímulo para praticar o método deixo um vídeo como um exemplo. Veja:

Para um aprofundamento sobre métodos que consistem em exercícios de curta duração, sugiro que leia este artigo.