Cuidado com a dieta da proteína!!!

dieta da proteína

Queridinha da mídia por ser a dieta das celebridades, ela é uma das piores dietas a serem seguidas. Sem sombra de dúvidas é a que mais restringe ao paladar e a nutrientes necessários para o nosso dia a dia.

Toda dieta restritiva não faz bem ao organismo, e a dieta da proteína se enquadra dentro delas. Ela consiste em vetar um componente por um dado tempo. Nesse caso é o carboidrato, essa dieta tem como base as proteínas, principalmente de origem animal.

Será que uma dieta onde você só ingere um grupo alimentar faz bem? Alguém aí se lembra da pirâmide alimentar? Já foi comprovado que o peso perdido durante a dieta da proteína é em maioria massa magra (músculos) e não massa gorda (gordura).

Apesar de a perda ser significativa e atrair muitos adeptos, o resultado é o de falsos magros, que possuem maior peso em gordura do que massa muscular.

O interessante é que se você procurar na internet verá em diversos lugares que a dieta da proteína é milagrosa e inclusive super saudável, como a tão falada dieta Dukan, não vá por esse conselho, pois o que está em jogo é a sua saúde e não apenas conquistar um corpo legal.

Radicalizações não levam a resultados duradouros e muito menos eficazes, portanto, não caia nessa de radicalizar.

LEIA TAMBÉM!!! Dicas para emagrecer, sem perder horas na academia [Para MULHERES]. Quer mais detalhes? Clique aqui!

Por que não seguir a dieta da proteína?

A dieta da proteína sobrecarrega os rins, aumenta o colesterol ruim, entre outros problemas de saúde. Vamos pensar pela perspectiva de que você estará queimando músculo ao invés de gordura, isso é bom? Não é preciso pensar muito para saber que não né!

Estudos apontam que uma dieta baseada no consumo excessivo de proteínas de origem animal mostram-se prejudiciais a longo prazo, a ponto de a pessoa vir a desenvolver diabetes, doenças cardíacas e até câncer.

Abaixo listamos os efeitos colaterais separados em curto, médio e longo prazo, para que você possa pesar o que é melhor no seu caso, uma dieta restritiva e traz inúmeros prejuízos ou, uma dieta balanceada com saúde e resultados mais eficazes.

Efeitos colaterais da dieta a curto prazo

  1. Dor de cabeça;
  2. Halitose (mau hálito);
  3. Diarreia;
  4. Fraqueza;
  5. Cãibras;
Efeitos colaterais da dieta e médio prazo

  1. Erupções cutâneas;
  2. Aumento do colesterol;
  3. Constipação (intestino preso);
Efeitos colaterais da dieta a longo prazo

  1. Doenças cardiovasculares;
  2. Hipertensão Arterial;
  3. Diabetes;
  4. Câncer no cólon;
  5. Doenças renais em geral;
  6. Enfraquecimento ósseo;

CONHEÇA TAMBÉM!!! Guia com 50 Receitas Para Emagrecer De Vez. Quer mais detalhes? Clique aqui!

Qual dieta seguir então?

O ideal seria uma dieta personalizada, o que somente um nutricionista pode fazer o programa. Caso você não possua tempo, dá uma olhadela nos outros artigos que publicamos, lá você pode criar a sua dieta ideal e sem passar fome.

E também se você quiser fazer que nem eu e perder uma média de um quilo e meio por mês (incluindo massa gorda) você pode juntar todas as dicas descritas aqui no blog. Ao meu ver um emagrecimento saudável e duradouro é sempre a melhor alternativa.

O que eu fiz? Eu fiz reeducação alimentar aliada com alimentos para emagrecer, com ganho de massa muscular e com suplementos alimentares, claro que essas não foram as únicas atitudes e que eu tenho acompanhamento de três profissionais especializados em emagrecimento.

Somente juntando tudo, obtive o resultado que eu queria. E claro, é preciso ter muita determinação para que a cada queda tenha mais vontade de se levantar, lembre-se de que nada vem sem esforço, então vamos à luta não do corpo perfeito e sim da saúde ideal.

“Nossos sonhos sempre parecem impossíveis até serem realizados.”

Que tal investir seu tempo em exercícios mais curtos, divertidos e que emagrecem mais. Quer mais detalhes? Clique aqui!