Dieta para emagrecer não caia nessa lorota!

Muita gente está à procura de uma fórmula para perder peso rápido e desses, a maioria cai na chamada dieta para emagrecer. Principalmente os que lêem revistas de beleza, tanto para homens quanto para mulheres.

Todos os dias a bancas de jornal estão cheias de revistas recheada de dietas e mais dietas, mas por que usar essas dietas faz mal? Quais são essas dietas? E qual a alternativa?

Essas perguntas são comuns na cabeça de qualquer pessoa quando o assunto é emagrecimento. Abaixo separamos um artigo recheado de dicas e tirando várias dúvidas.

Por que dieta para emagrecer faz mal?

dieta para emagrecer

Em sua maioria, qualquer dieta para emagrecer faz mal por ser restritiva, isto é, restringem o organismo de alguma coisa, assim forçando o corpo a trabalhar sem o determinado componente.

Dietas restritivas geralmente só fazem efeito enquanto estiverem sendo seguidas, portanto assim que você parar de fazer a dieta todo o peso perdido será recuperado.

Observa-se então que qualquer dieta focada no emagrecimento como único benefício, não é duradoura e de fato não emagrece, uma vez que você estará perdendo o peso na balança, porém não sabe o que exatamente está perdendo.

Quais são essas dietas?

Existe uma infinidade de dietas para emagrecer e evidentemente, não podemos citar todas elas, no entanto citamos as mais famosas (e seus contras também) e com maior burburinho atualmente.

  1. Dietas a base de Shakes – os shakes apesar de estarem dentro da regulamentação não são saudáveis e muito menos balanceados.
  2. Dieta Dukan – o corte de alimentos que contenham carboidratos faz com que o corpo fique sem energia.
  3. Dieta sem lactose – além de não ser comprovado que emagrece, ainda reduz a quantidade de cálcio.
  4. Dieta Alcalina – não elimina gorduras, falta nutrientes para fazer exercício, o peso eliminado é em água.
  5. Dieta do Limão – efeitos adversos, tais como fadiga, desmaios, hipotensão e hipoglicemia.
  6. Dieta da Pipoca – se não for balanceada pode ocorrer fraqueza.
  7. Dieta da Linhaça – se ingerida em excesso impede o intestino de absorver nutrientes.
  8. Dieta Vegana – insuficiência de ferro de origem animal, falta da vitamina B12 e por consequência maior risco de problemas cardíacos.
  9. Dieta da Proteína – aqui o problema é o mesmo da dieta dukan.
  10. Dieta Paleolítica – aumento do colesterol ruim, sobrecarga dos rins e excesso de gordura saturada, ou seja, ela não emagrece…
  11. Dieta de Comida Crua – risco de intoxicação por comidas contaminadas, além de insuficiência em vitaminas.
  12. Dieta da Papinha de Bebê (oi?! Como assim? rsrsrs) – não satisfaz o apetite, não supre a necessidade energética.
  13. Dieta de South Beach – a falta de frutas e legumes pode provocar a deficiência em vitaminas e minerais, além de na primeira fase você não ter energia suficiente para o dia a dia.

O que fazer então?

Preferencialmente, não seguir essas dietas, ser adepto do emagrecimento saudável e procurar acompanhamento profissional, seja ele de um nutricionista, nutrologista, endocrinologista ou ortomolecular.

Caso você esteja sem tempo, disponibilidade ou até mesmo vontade de procurar um desses profissionais (no meu caso, faço acompanhamento com os três profissionais), você pode buscar aqui no blog artigos que tem esse tema como base e fundamentação.

Sempre estude com o seu médico a melhor maneira de fazer qualquer dieta que seja, independente da fonte da informação, somente ele pode definir o que é melhor pra você e lembre-se que para resultados efetivos o peso não pode ser perdido em pouco tempo, aquele ditado aqui é real: o que vem fácil vai fácil.

Para saber mais sobre dietas veja o vídeo abaixo e leia os artigos do site.