Suplementos alimentares: O que são? Quais os tipos? Emagrecem?

Queridinhos de nutricionistas, existem para tudo ou quase tudo. Você encontra suplementos para engordar, para emagrecer, para deslocar gordura, para manter-se acordado, para aumentar a imunidade, para aumentar a saciedade, para aumentar o apetite e também para diminuir o apetite.

Suplementos alimentares não são novidade no mercado, apesar de estarem em maior evidência de alguns anos pra cá e não são todas as pessoas que se dão com todos os suplementos e seu médico ou nutricionista sabe qual o melhor para você.

O que são suplementos alimentares?

Em geral são substâncias químicas que servem para complementar a nutrição de um indivíduo. Muitas vezes, quando uma pessoa não ingere determinado componente (isso ocorre muito com verduras – fibras em geral), o nutricionista receita um suplemento pra suprir a necessidade do organismo desse componente.

Existem suplementos a base de substâncias químicas sintéticas e a base de substâncias químicas orgânicas, a origem vai depender da finalidade do suplemento.

Dependendo do tipo de suplemento ele pode ser encontrado em farmácias ou apenas em lojas especializadas em nutrição, outros ainda, podem ser feitos em farmácia de manipulação.

Quais são os tipos e pra que servem?

suplementos alimentares

  1. Suplementos Polivitamínicos – Para pessoas que tem algum tipo de carência vitamínica.
  2. Suplementos Hipercalóricos – Ajudam no aumento de peso. Possuem um alto valor energético. Em geral são para pessoas que querem ganhar peso.
  3. Suplementos Proteicos – Ajudam no aumento de massa muscular. Em geral contribuem na formação e recuperação dos músculos após a atividade física.
  4. Suplementos Termogênicos – Ajudam no aumento do metabolismo. Em geral contribuem para perda de peso e gordura corporal.
  5. Suplementos Antioxidantes – Ajudam na limpeza do organismo. Em geral para pessoas que praticam muita atividade física.
  6. Suplementos Hormonais – Para pessoas que tem alguma carência hormonal.
  7. Suplementos Minerais – Para pessoas que tem alguma carência mineral.
  8. Suplementos Estimulantes – Para aumentar a atividade do sistema nervoso central (SNC) de um indivíduo. Em geral para aumentar o “pique” do dia-a-dia.
  9. Suplementos hidroeletrolíticos – Para evitar a desidratação durante atividade física.
  10. Suplementos Naturais – Não possuem sintéticos, porém só devem ser usados sob orientação de um médico ou nutricionista.

Suplementos para emagrecer?

Suplementos alimentares sozinhos não adiantam. Você vai ler muitos lugares dizendo que sim, funcionam e dando exemplos de casos de sucesso, mas eles apenas querem tomar o seu dinheiro.

Sem agregar a uma atividade física, eles não servem para emagrecer e alguns fazem o contrário, acabam engordando. A maioria dos suplementos utilizados para emagrecer, como o Whey Protein (quase todos falam que serve para emagrecer, mas ele serve para recuperar o músculo e encontra-se na categoria dos hiperproteicos), se não conciliado com dieta e atividade física engorda e muito.

Existem suplementos alimentares que ajudam a queimar a gordura estocada (é o caso do óleo de cártamo), esse também só deve ser usado enquanto praticar atividade física, pois se não gastar toda a gordura deslocada por meio dele, ela (a gordura) vai ficar alojada no fígado.

Outros suplementos servem para cortar o apetite, no entanto para esses é preciso indicação médica, pois possuem substâncias que são controladas.

Alguns suplementos substituem até o filtro solar (o betacaroteno ajuda nisso) pra se ter uma vaga ideia de outras finalidades, outros servem para aumentar a elasticidade da pele (tão necessária no processo de emagrecimento), este é o caso do colágeno.

Independente da finalidade do suplemento é de extrema importância a indicação por um médico, nutricionista ou mesmo um ortomolecular, ele poderá investigar o que é melhor para cada um.

Conheça duas TOP dicas para emagrecer de vez que esclarecerão para você como perder barriga através de métodos de eficácia comprovada!